Se depender do teste final visando a decisão de quinta-feira, o futuro próximo do gremista é preocupante. Menos mal que o time poderá empatar com o Huachipato que estará garantido na próxima fase da Libertadores.
Outro aspecto positivo é que Cris está de fora, por ter sido expulso contra o Fluminense. Neste domingo, o veterano zagueiro gremista mostrou que não atravessa um bom momento, mas teve sorte porque o árbitro Fabrício Correa acabou não vendo um pênalti infantil cometido por ele, no primeiro tempo. Dominou uma bola com o antebraço dentro da grande área tricolor.
O esquema com três volantes deixou a desejar. Talvez, com a retorno de Zé Roberto o desempenho melhore. Ou a presença de três atacantes. Sei lá mais o que pode ser feito.
O certo é que tudo estará voltado para enfrentamento com os chilenos. Seria um fiasco monumental uma eliminação precoce na Libertadores após todo o investimento feito pela direção na formação da equipe.
O Internacional também não fez uma boa partida, apesar da vitória de quatro a um em cima do Juventude. A defesa, especialmente, a dupla de zagueiros Alan e Romário foram temerários e envolvidos em várias situações de ataque do adversário.
Aírton, que marcou o terceiro gol do time, de novo, mostrou que é lento e não pode ser titular. E a formação do meio campo com ele juntamente com Willians, Fred e D’Alessandro foi deficiente.
Na etapa inicial, o Juventude, talvez, um dos menos ruins do futebol do interior, chegou a ter alguns momentos de superioridade e terminou perdendo duas ou três chances de gol.
No segundo tempo, devido a expulsão do técnico Lisca, que ocorreu ainda na primeira etapa, o time caxiense se desestabilizou e a porteira ficou escancarada para o Inter invadir e golear, implacavelmente.
Com a vitória, o Internacional garantiu a vantagem de decidir sempre as próximas etapas sob os seus domínios. Inclusive, se houver uma final, a realização da partida decisiva será no estádio determinado pelo Internacional.
Próximo jogo válido pelo certame regional, etapa de quartas-de-final, será contra o Lajeadense, campeão do interior.
Grêmio e Inter ficaram em primeiro lugar em seus respectivos grupos. GreNal, portanto, se houver, somente na decisão do segundo turno. Canoas, Santa Cruz e Cerâmica foram rebaixados.