Uma análise dos fatos gremistas
Uma análise dos fatos, sem críticas a ninguém, para refletir e fazer, quem sabe, um diagnóstico de onde estão os erros e os acertos dos últimos 18 meses de Grêmio. A opinião de vocês é fundamental!
Em 2012, o Grêmio terminou a temporada jogando com: Marcelo, Pará, Werley, Naldo e Pico, Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto. Marcelo Moreno e André Lima.
Entravam na zaga, Saimon, Gilberto Silva ou Vílson. Na lateral, Edílson, as vezes, Tony. Júlio César estava lesionado .
No meio de campo entravam, Vílson, Léo Gago, Marquinhos e Marco Antônio e, no ataque, Leandro, Kléber e Bertoglio .
Bertoglio e Kléber se machucaram muito, mas quando jogaram foram eficientes ou eficazes.
O Marcelo Moreno marcou 22 gols, Kléber, 15, e André Lima, 14. Total: 51 gols. Depois destes, Werley marcou 9, Elano, 8, e Leandro, 7.
O time não chegou à final do campeonato Gaúcho, foi eliminado pelo Palmeiras na semi-final da Copa do Brasil, e chegou em terceiro, no Brasileiro. Foi desclassificado nas quartas da Sul Americana para o Millonarios.
No campeonato Gaúcho, assim como na Copa do Brasil, não havia ainda as presenças dos dois principais jogadores do grupo: Elano e Zé Roberto.
Lembrando que a equipe melhorou muito no Brasileiro e Sul Americana com a presença de ambos, mas faltava um reserva para eles.
A torcida cantou no último jogo, “fica Luxemburgo”. Que dizia da necessidade de mais um zagueiro, dois meias de qualidade e um atacante de velocidade, além de mais um atacante de área.
A nova direção falava em 5 contratações importantes. Jogadores que viessem e fossem incontestáveis.
Vamos aos fatos do que aconteceu até agora em 2013: o Grêmio contrata Dida e Folmann, apesar da ótima campanha de Marcelo Grohe.
Manda adiante jogadores que fracassaram como Felipe Guedes, Pablo, Bruno Collaço e os que voltaram de empréstimo ou considerados dispensáveis: Junior Viçosa, Magrão, Maylson, Bergson, Gabriel…
Decide pelas saídas de Gilberto Silva, Naldo e dispensa o Vílson. Contrata Bressan e Cris.
Dispensa Júlio César e Ânderson Pico. Permanece com Fábio Aurélio e contrata Alex Telles e André Santos.
Negocia por empréstimo Léo Gago e contrata Ramiro e Adriano. Dispensa Marquinhos e empresta Rondinelly. Para meia, trouxe Jean Deretti.
Para o ataque, liberam o André Lima e afastam Marcelo Moreno. Contratam Vargas, Barcos, Welliton e Willian José.
Basicamente é isso. Para que os gremistas possam fazer um balanço dos últimos dezoito meses de Tricolor.
Seria legal que vocês opinassem. Realizassem um diagnóstico para que os acertos se repitam e os equívocos sejam evitados.
Talvez, seja um exagero creditar os os erros apenas ao treinador. Ou as direções não sabiam o que estava sendo feito pelo técnico?
Opinem.